8 passos para você transformar sua ideia em negócio

8 passos para você transformar sua ideia em negócio

Ok você foi atingido como um raio pela inspiração e teve uma ideia incrível que pode se tornar um negócio promissor, mas como exatamente você transforma essa ideia rabiscada em um guardanapo em um negócio viável e acima de tudo sustentável?

Existem algumas ações essenciais que todo empreendedor pode realizar para colocar sua ideia em movimento. Agrupamos aqui 8 passos que consideramos essenciais para te ajudar a transformar sua ideia em um negócio saudável e operacional.

1. Determine qual problema está sendo resolvido

Quando você reduz as atividades de uma empresa apenas a sua função principal, você descobre que essa função resolve um problema específico. Provavelmente você está fascinado com sua ideia e está focado na opção que ela oferece.

Muitas organizações afirmam ter várias soluções prontas para oferecer aos seus clientes, mas de que problema específico elas estão realmente se livrando? A Amazon, por exemplo, resolveu o problema de como o comércio eletrônico era, ao mesmo tempo, incômodo e caro. Hoje, ela tem mais clientes (e vendas) do que sua concorrência tradicional.

Fato: Empresas, itens ou serviços eficazes impulsionam a vida de seus clientes eliminando um problema. Ganha mercado e faturamento quem encontra a melhor maneira de resolver um problema específico.

2. Encontre o seu mercado

Descubra quem é seu usuário ideal - esta é a etapa inicial para descobrir onde conceito da sua ideia se encaixa em um mar de clientes. Todos eles têm várias rotinas e necessidades para cumprir, mas estão lidando com o mesmo problema. Determine onde sua solução se encaixa no mercado e na vida das pessoas.

Um dos erros muito comuns das startups está tentar fazer com que as pessoas queiram o produto ou compreendam um serviço. Se logo de início você descobrir que sua ideia não está sendo "comprada" pelo o público, não perca tempo culpando o mercado ou tentando nova maneiras de convencer seus futuros clientes.

Em vez disso, foque em descobrir o que eles realmente acham atraente ou o que será necessário para fazer com que o problema deles seja resolvido de uma forma melhor e diferente da que eles têm atualmente resolvido. Sua ideia pode ser uma opção, mas é necessário estar na frente das pessoas certas e resolvendo o problema correto, para ser reconhecido como tal.

3. Encontre suporte 

"Você já reparou que apena poucas startups eficazes foram fundadas por apenas uma pessoa?"

Esta questão foi levantada por Paul Graham, cofundador da incubadora de start-ups Y Combinator, quando ele estava identificando os principais erros que as startups cometem e acabam resultando em fracasso.

Ter parceiros de negócios tem várias vantagens, especialmente quando você está começando. Eles podem atuar como um suporte, uma caixa de ressonância para suas ideias e fornecer evidências a outras pessoas de que você realmente tem um ótimo conceito. Além de formar um time, ter relacionamentos com outros empresários vai te munir um conhecimento inestimável.

Encontre proprietários de negócios qualificados e estimule discussões com eles. Selecione seus cérebros, suas vivências em determinadas situações empresariais - as pessoas adoram falar sobre si mesmas, então ficarão felizes em compartilhar o que ganharam com sua experiência ao abrir um negócio.

4. Desenvolva um modelo financeiro e prepare a primeira fase

Como você fez sua pesquisa de mercado, agora você precisa descobrir se sua ideia é economicamente viável. Desenvolva um projeto financeiro "de baixo para cima" que se concentre em como seus serviços ou produtos são desenvolvidos, comercializados e oferecidos a um cliente específico. Ao fazer isso, você terá mais informações sobre como sua empresa funcionará.

Para validar suas projeções, crie outro modelo financeiro que seja "de cima para baixo", que analise o tamanho do seu mercado e quais objetivos você precisa para atingir o lucro. Quando estiver satisfeito com seu projeto monetário, comece a preparar o primeiro estágio do seu negócio. Este plano é simples - divulgue sua ideia. É importante para efeito de discussão com seu time ou um possível mentor, que você tenha mapeado sua missão como empresa, seus objetivos, principais vantagens competitivas e algumas estratégias básicas. Isso vai ajudar muito a todos os envolvidos estarem na mesma página e se prepararem para os próximos passos.

5. Encontre sua fonte de capital

Os empreendedores normalmente não começam apenas pelo dinheiro, mas o dinheiro ainda é necessário para fazer o seu negócio decolar. Algumas fontes de financiamento possíveis são o autofinanciamento, dinheiro de pessoas que você conhece (família e amigos), cartões de crédito ou empréstimos.

Dependendo da quantidade de que você precisa, uma fonte mais valiosa podem ser investidores-anjo e fundos Venture Capital com o objetivo de garantindo o nascimento e tração da sua ideia em troca de uma fatia das receitas da sua nova empresa e espaço para a tomada de decisões.

Quaisquer que sejam as fontes que você selecionar, considere que cada um tem suas próprias recompensas e riscos.

6. Crie seu MVP

O MVP, ou “Produto Mínimo Viável”, fornece o feedback de que você precisa antes de colocar sua ideia no mercado. Não tem utilidade para ninguém se você gastar tempo e dinheiro para construir algo que ninguém quer comprar.

O “Mínimo” da sigla, nem sempre significa "básico". A questão não é construir um produto muito pequeno, porém, um produto que atualmente entrega seus benefícios básicos de maneira prática (viável), mas tem espaço para se aprimorar (mínimo). É assim que os primeiros usuários começam a usar seu produto/ serviço e, se gostarem, fornecerão feedback para torná-lo ainda melhor para eles.

7. Abrace a possibilidade de mudança (pivotagem)

As informações coletadas de seus primeiros clientes/usuários ajudam você a descobrir o que funciona ou não e o que características/recursos mais obtiveram respostas e chamaram a atenção do seu público. Nessa passo você pode descobrir que o feedback deles é totalmente diferente do que você esperava e planejou. Isso pode levar você a "pivotar" o modelo de negócio da sua empresa ou alterar alguma parte fundamental dela.

Você pegou um caminho até um local e se perdeu; e isso no empreendedorismo é normal. Pivotar é simplesmente recalcular vários caminhos para chegar ao seu objetivo de dar vida a sua ideia e vê-la transformada em negócio.

8. Seja positivo

É comum o ditado: "A miséria gosta dos negócios" - simplesmente certifique-se de que não haja tormento envolvido com sua nova empresa. Empreendeder nunca é uma tarefa fácil, a sua insegurança e o medo de que algo irá falhar apenas vão te impedir de aceitar e lidar com as ameaças essenciais. As pessoas vão questionar suas ideias e seu negócio, no entanto, se não acreditarem em sua capacidade de superá-los, estão perpetuando essa negatividade em você.

Será mais fácil de lidar quando você eventualmente cometer um erro ou lidar com uma dificuldade se mantiver uma atitude positiva e evitar qualquer negatividade. E prepara-se, você vai enfrentar os dois. Sua jornada para construir uma empresa sustentável não será fácil, simplesmente porque não há garantia de sucesso. A melhor maneira de lidar com os obstáculos iniciais é fazendo ajustes na sua ideia inicial e ver o que funciona. E lembre-se, se inicialmente você não prosperar com isso, tente e tente novamente até que você conseguir.