Design Thinking aplicado ao marketing

Utilizamos o Design Thinking para acelerar a criação de novas estratégias de marketing e reposicionar o uso do produto para diferentes personas

DESAFIO

Reposicionamento de estratégia de marketing e comunicação utilizando diferentes personas.

O processo de Design Thinking permitiu desenvolver a solução a partir do cruzamento de informações estratégicas extraídas das personas criadasMuitas vezes as empresas possuem produtos com múltiplas funcionalidades e recursos. Porém a estratégia de marketing e comunicação foca somente em algum benefício específico, restringindo público alvo e por consequência limitando as vendas. Percebendo isso, a WokGrill (empresa fabricante de eletrodomésticos) decidiu que precisava remodelar sua estratégia de vendas.
Neste projeto, a Spark remodelou a relação entre marca/produto e consumido. Junto com nosso cliente criamos uma estratégia de comunicação e marketing direcionada a personas específicas de um produto cuja as características mudam de acordo com a ocasião de uso. O desafio principal foi criar múltiplas personas a partir da análise de dados das áreas de CRM e vendas para gerar uma nova estratégia com abordagens mais próximas da realidade dos consumidores.


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SOLUÇÃO

Definição de personas para reposicionamento estratégico da comunicação

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Entendimento

Mapeando processos, fornecedores e estratégiaO projeto iniciou com a descrição e avaliação das práticas vigentes de comunicação, marketing, vendas e sobre hábitos de uso do produto pelos consumidores que entraram em contato pelos canais de atendimento e redes sociais.
Após, foi conduzido um workshop com grupos multidisciplinares da empresa e seus fornecedores com o objetivo de enriquecer o processo de criação da solução. Assim, foi possível mapear os processos de negócio das equipes envolvidas, as estratégias aplicadas e os novos usos do produto que o depto.de marketing e outros parceiros estratégicos da empresa não estavam explorando na comunicação com o cliente.
Na sequência, os dados obtidos foram consolidados em uma jornada geral de compra, contemplando toda a operação de comunicação e venda a partir de uma visão holística do uso do produto para diferentes ocasiões de preparo de refeições.

Persona e jornadas de compra 

Agrupamento e organização das informações de compra e usoO método para desenvolvimento de personas é uma ferramenta bastante utilizada durante o processo do Design Thinking. Neste processo foram criados perfis com necessidades, hábitos, anseios e características particulares que sintetizaram comportamentos observados a partir da análise da base de dados, agrupamentos das informações e de práticas de uso do produto.
Para definir os diferentes perfis de consumidores e gerar as personas, foi preciso agrupar informações e casos semelhantes em perfis de usabilidade do produto. Esse agrupamento baseou-se no motivo que levou o consumidor a utilizar o produto no seu dia a dia e sua relação com o preparo de refeições diárias e em ocasiões especiais.
Também buscamos completar nossa análise e criação, pesquisando reclamações, pedidos de informação, feedback, e-commerce e respostas do público a outras promoções anteriores. O resultado foi o desenvolvimento de personas específicas que nos revelaram o motivo da sua utilização do produto, necessidades e dores a serem solucionadas na elaboração de refeições do seu dia a dia.
Além disso, desenvolvemos uma jornada de compra mais ampla e que pudesse servir de base para elaboração de novas estratégias de marketing e comunicação.

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Prototipação

Teste A/B de anúnciosPara testar as novas estratégias de marketing e comunicação, foi desenvolvida durante a black-friday uma série de anúncios de diferentes formatos e apelos sobre benefícios e usos específicos do produto. A partir dos resultados foi possível avaliar e refinar a solução estratégica de comunicação para diferentes personas até chegar em um formato mais adequado.

Desenvolvimento

Novas estratégias de marketing e comunicaçãoAs personas desenvolvidas permitiram identificar características distintas de uso do produto e elaborar estratégias de comunicação e relacionamento diferenciadas para cada grupo criado. Desta forma, as ações e o produto ganharam mais relevância às variadas demandas dos consumidores ao mesmo tempo em que aumentaram a eficiência de uso do eletrodoméstico.


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Interação

Como conclusão do projeto além da criação de um novo calendário promocional e estratégia de marketing, foi feito uma curadoria e indicação de novos parceiros para comunicação e suporte ao depto. de marketing e vendas. Satisfeitos com o trabalho realizado pela SPARK, o cliente designou que fizéssemos parte desse processo de escolha de novos parceiros, apoiando o reposicionamento estratégico da empresa.

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Resultados do trabalho

● Criação de Múltiplas personas baseadas em utilização do produto● Guias de comunicação para o departamento de marketing● Jornada de compra e novos canais de comunicação ● Prototipação e teste de hipóteses● Recomendação e seleção de novos parceiros● Criação de novo calendário promocional baseado nas personas desenvolvidas

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