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DESAFIO
Reposicionamento de estratégia de marketing e comunicação utilizando diferentes personas.
O processo de Design Thinking permitiu desenvolver a solução a partir do cruzamento de informações estratégicas extraídas das personas criadasMuitas vezes as empresas possuem produtos com múltiplas funcionalidades e recursos. Porém a estratégia de marketing e comunicação foca somente em algum benefício específico, restringindo público alvo e por consequência limitando as vendas. Percebendo isso, a WokGrill (empresa fabricante de eletrodomésticos) decidiu que precisava remodelar sua estratégia de vendas.
Neste projeto, a Spark remodelou a relação entre marca/produto e consumido. Junto com nosso cliente criamos uma estratégia de comunicação e marketing direcionada a personas específicas de um produto cuja as características mudam de acordo com a ocasião de uso. O desafio principal foi criar múltiplas personas a partir da análise de dados das áreas de CRM e vendas para gerar uma nova estratégia com abordagens mais próximas da realidade dos consumidores.
SE IDENTIFICOU? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
SOLUÇÃO
Persona e jornadas de compra
Agrupamento e organização das informações de compra e usoO método para desenvolvimento de personas é uma ferramenta bastante utilizada durante o processo do Design Thinking. Neste processo foram criados perfis com necessidades, hábitos, anseios e características particulares que sintetizaram comportamentos observados a partir da análise da base de dados, agrupamentos das informações e de práticas de uso do produto.
Para definir os diferentes perfis de consumidores e gerar as personas, foi preciso agrupar informações e casos semelhantes em perfis de usabilidade do produto. Esse agrupamento baseou-se no motivo que levou o consumidor a utilizar o produto no seu dia a dia e sua relação com o preparo de refeições diárias e em ocasiões especiais.
Também buscamos completar nossa análise e criação, pesquisando reclamações, pedidos de informação, feedback, e-commerce e respostas do público a outras promoções anteriores. O resultado foi o desenvolvimento de personas específicas que nos revelaram o motivo da sua utilização do produto, necessidades e dores a serem solucionadas na elaboração de refeições do seu dia a dia.
Além disso, desenvolvemos uma jornada de compra mais ampla e que pudesse servir de base para elaboração de novas estratégias de marketing e comunicação.
Prototipação
Teste A/B de anúnciosPara testar as novas estratégias de marketing e comunicação, foi desenvolvida durante a black-friday uma série de anúncios de diferentes formatos e apelos sobre benefícios e usos específicos do produto. A partir dos resultados foi possível avaliar e refinar a solução estratégica de comunicação para diferentes personas até chegar em um formato mais adequado.
Desenvolvimento
Novas estratégias de marketing e comunicaçãoAs personas desenvolvidas permitiram identificar características distintas de uso do produto e elaborar estratégias de comunicação e relacionamento diferenciadas para cada grupo criado. Desta forma, as ações e o produto ganharam mais relevância às variadas demandas dos consumidores ao mesmo tempo em que aumentaram a eficiência de uso do eletrodoméstico.
Interação
Como conclusão do projeto além da criação de um novo calendário promocional e estratégia de marketing, foi feito uma curadoria e indicação de novos parceiros para comunicação e suporte ao depto. de marketing e vendas. Satisfeitos com o trabalho realizado pela SPARK, o cliente designou que fizéssemos parte desse processo de escolha de novos parceiros, apoiando o reposicionamento estratégico da empresa.
Estamos ansiosos para ajudar na criação de uma nova solução para o seu desafio.
Retornamos seu contato em até 24 horas!
Endereço
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Horário
Seg - Sex: 09:00 - 18:00 hrs
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