10 maneiras estimular a criatividade e a inovação dentro da sua empresa
Já é conhecido que demanda por criatividade nas empresas está aumentando nestes tempos de rápido avanço tecnológico. Cada vez mais as empresas e suas lideranças reconhecem o valor da criatividade do seu time.
Alguns podem pensar que a criatividade é uma característica inata em vez de algo que pode ser aprendido e desenvolvido. Algumas pessoas podem até ter aptidão para o pensamento mais criativo, mas sem um ambiente propício para que a inovação seja expressa, como podemos esperar ver ideias nascendo de funcionários criativos?
Saltos criativos podem produzir resultados extraordinários, e é por isso que líderes devem dar às suas equipes amplas oportunidades de crescimento. Existem diversas iniciativas que podem ser seguidas e para apoiar o pensamento criativo e a inovação de seus colaboradores.
Para mostrar que a inovação no ambiente de trabalho não é um bicho de sete cabeças, separamos 10 maneiras de como sua você pode estimular a criatividade e a inovação na sua empresa.
1. Premie a inovação
Se você deseja que os trabalhadores pensem fora da curva, é necessário motivá-los com algum tipo de recompensa. Além disso, as dicas devem ser levadas a sério para que os membros da equipe queiram produzir métodos mais criativos para aprimorar o escritório.Do contrário, todos pensarão que é uma perda de tempo tentar tirar da cabeça algo criativo/inovador com sugestões que, de qualquer forma, não serão concretizadas.
Para começar, você pode definir metas (acompanhado de alguma premiação) para que estimular seus funcionários a pensarem novas maneiras de tornar os procedimentos de trabalho mais eficazes.
Talvez cada funcionário possa ser encarregado de oferecer uma recomendação no final de cada semana e você examinará qual ideia é a melhor. Isso será seguido por um benefício para o funcionário e, igualmente essencial, que a melhor ide a seja implementada. O benefício pode ser concreto, como incentivos monetários, ou intangível, como um reconhecimento interno anunciando o vencedor para os demais colaboradores.
2. Criar um ambiente confortável para os diferentes tipos de colaboradores
Seus funcionários podem ser encorajados a serem criativos, no entanto, muitas vezes eles não têm nenhum canal para revelar suas ideias. Embora os indivíduos mais extrovertidos sempre possam conversar com seus líderes sobre algumas recomendações/melhorias que têm em mente, outros podem ficar com medo ou muito tímidos para fazer se exporem dessa maneira.
Oferecer uma caixa de dicas ou algo semelhante daria a esses membros da equipe a privacidade e a confidencialidade que desejam, inspirando assim o espírito criativo que desejam transmitir como parte da cultura organizacional.
Se você realmente nunca investigou nada sobre como estimular a imaginação em seu grupo, esteja ciente de que alguns dos conceitos mais criativos vêm de sessões de brainstorm em que um grupo de pessoas discute as possíveis soluções para um problema.
Ter um canal específico (como uma caixa de ideias) para que cada trabalhador possa contribuir com ideias pode, portanto, dificultar o processo criativo. Aqueles que fornecem boas ideias podem não ser reconhecidos e não obterão o reconhecimento de que precisam. Além disso a inovação flui muito melhor quando as ideias são expostas e discutidas em grupo Seja inteligente para equilibrar os meios privados e públicos para o fluxo de boas ideias corra bem entre os membros sua equipe e as boas ideias nasçam com mais facilidade.
3. Produza times (squads) de inovação
Uma forma mais metódica de promover a imaginação no local de trabalho é desenvolver times de inovação. Cada time poderá ser encarregado de fornecer conceitos sobre como melhorar os processos de trabalho em algum aspecto específico.
Prazos são importantes e devem ser definidos para garantir que os times forneçam suas ideias e sejam recompensados caso se destaquem. Isso quando feito de maneira adequada, irá sugerir a todos que a empresa valoriza a criatividade e o mindset inovador relacionado ao trabalho.
Fica o alerta para não sobrecarregar muito seus colaboradores. Montar essas equipes pode fazer com que pareça um trabalho extra para aqueles que foram designados, e a essa abordagem metódica pode encontrar uma força rígida para que a criatividade cresça. Deixe claro os benefícios de fazer parte desse time e atividade específicos pra que não cause atritos ou queda de performance nas tarefas já pré-determinadas do dia a dia.
4. Apoie erros (e até comemore eles)
Os trabalhadores podem não querer correr riscos porque não entendem se a empresa apoia suas iniciativas e projetos de inovação e as "desvantagens" do processo. É nesse momento que você precisa orientar a empresa na direção ideal (erro fazem parte do processo) e revelar que a criatividade é extremamente valorizada.
Afinal, é um jogo de tentativa e erro e seu grupo sabe bem que nem sempre acertará na primeira vez. Isso tem muito a ver com o quão receptivo você é às ideias e como você interage com seu objetivo de motivar a imaginação em seu time ou com seus colaboradores.
Uma das razões pelas quais os colaboradores podem não estar “pensando fora da caixa” ou descobrindo uma solução realmente diferente da maneira que as coisas costumavam ser feitas é que eles podem hesitar devido as consequências de erros cometidos no processo.
Assumir riscos deve ser motivado e visto como uma normal dentro na organização. Estabelecer uma cultura de inovação leva tempo, mas começa com o topo da cadeia administrativa sendo mais aberta e menos crítica sobre as contribuições dos líderes e seus times sobre projetos inovadores. E principalmente considerar a inovação como investimento e um processo em que “tentativa e erro” fazem parte.
5. Promova a diversidade na sua equipe
Como conceitos criativos diferentes podem ser trocados se todos pensam da mesma forma? Os membros da equipe com origens, experiências, origens e credenciais semelhantes criam um ambiente de trabalho uniforme e fatalmente produzem ideias semelhantes.
Uma das fontes da inovação é a diversidade e a colisão de ideias diferentes.
Talvez ter uma homogeneidade entre os membros da equipe ajude na união do time, mas quando se trata de inovação no ambiente de trabalho, uma equipe uniforme deixa pouco espaço para que as ideias cresçam.
Em vez de definir pré-requisitos de recrutamento rigorosos, você e seu departamento de RH podem considerar rever esses critérios. Contrate grupos de vários conhecimentos e experiências e faça com que se misturem em projetos e até em ocasiões de negócios. Organize configurações mais informais entre os colaboradores com perfis diferentes para trocar ideias. O caminho para a inovação parte desse contato natural de diferentes perfis dentro do próprio ambiente de trabalho.
6. Crie um ambiente de trabalho positivo
Às vezes, uma cultura corporativa muito rígida e estado de espírito muito sóbrio podem atrapalhar a criatividade. Um ambiente de trabalho mais leve e divertido permite que sua equipe se descontraia e cria um ambiente mais propício para o nascimento de ideias incríveis.
Uma desculpa frequentemente utilizada é que um ambiente de trabalho difícil ou talvez deprimente não fornece o gás para pensar em fazer as coisas de maneira diferente. Ou seja, seu funcionário simplesmente vai fazer o básico e simplesmente esperar até que o seu turno acabe.
Alguns estudos de psicologia revelaram, na verdade, que um estado de espírito positivo pode promover a criatividade. Pelo fato de nossos pontos de vista serem ampliados, o conceito é que um estado de espírito positivo (de bom humor) nos oferece mais flexibilidade de pensamento. Nos torna mais abertos a novas ideias e e nos faz querer explorar novas alternativas.
Se você quer promover um ambiente mais criativo e inovador dentro da sua empresa e com a sua equipe é interessante, incluir diversão em atividades de treinamento de equipe ou retiros periódicos, pode ser um elemento crucial para injetar mais inovação e criatividade no ambiente de trabalho.
7. Incentive a comunicação e a interação
Em alguns ambientes de escritório, e possível que os colegas, mesmo no mesmo departamento, passem o dia todo sem se falar.
Esse tipo de atmosfera se opõe diretamente à promoção de um ambiente criativo por uma série de razões. Há muito se levanta a hipótese de que o estado de espírito afeta a criatividade e, com base em um estudo de pesquisa publicado no Journal of Applied Psychology, isso é verdade.
Encorajar a comunicação entre colegas de trabalho e membros da equipe irá melhorar sua imaginação e um caminho para fazer isso é por meio da interação interpessoal.
Um ambiente onde os indivíduos se sintam livres para interagir e se comunicar seria transferido para sessões de brainstorming em grupo, o que nos leva ao nosso próximo ponto. Para criar esse ambiente, é sempre bom ficar de olho na Inteligência Emocional e nas habilidades sociais (soft skills).
8. Estruture suas atividades de brainstorming
Um problema com o brainstorming convencional é que nem todas as ideias analisadas e oferecidas com igualdade de condições. Os conceitos fornecidos no início dessas atividades tendem a receber mais atenção, sejam eles merecedores ou não.
Uma maneira de combater isso é permitir que sua equipe faça um brainstorm individualmente onde cada membro durante um determinado tempo escreve sua ideia. Depois que todos tiverem suas ideias anotadas, exponha uma a uma se certificando que cada ideia tenha a mesma quantidade de tempo para discussão. Isso também é uma ótima maneira de descobrir padrões e fazer novas conexões entre eles.
9. Permita a sua equipe um tempo para absorver cada ideia antes de exigir resultados
Mesmo antes de pedir ideias à sua equipe, certifique-se de reservar tempo suficiente para pesquisa. Invista uma boa quantidade de tempo absorvendo detalhes, antes de começar a criar algo
A inovação é composta também por conhecimento, quanto mais você e seu time se aprofundam sobre o desafio que pretendem solucionar tiver, mais eficazes serão suas ideias. Isso inclui a utilização de experiências como parte do processo de conhecimento; esta exposição a coisas totalmente novas coloca mais conceitos em seu subconsciente, oferecendo mais inspiração e matéria-prima para sessões de brainstorm e geração de novas ideias.
10. Dê mais liberdade para cumprir prazos
Toda empresa ainda precisa cumprir prazos e metas, mas existe apenas uma maneira de fazer isso? Está se tornando bastante comum em organizações inovadoras permitir a seus funcionários a liberdade de cumprir esses prazos e objetivos da maneira que acharem melhor para eles.
Também pode ser interessante promover que líderes e funcionários desenvolvam habilidades totalmente novas que lhes permitam operar de uma forma não tradicional; isso quando feito corretamente, pode produzir maior eficácia e aumento de produtividade e, em última análise, fornecerá resultados muito melhores e maior desenvolvimento de deias inovadoras.
É vital pensar em novas maneiras de promover a criatividade dentro do seu negócio.
Se você deseja melhorar os resultados de sua empresa além do óbvio, convém desenvolver uma cultura de inovação e estimular a criatividade. Nutrir a imaginação e estimular o pensamento criativo dentro de uma empresa é importante para o sucesso duradouro. Normalmente esquecido, um ambiente que cultiva a inovação e o ajuda uma empresa a crescer e manter seus funcionários felizes e produtivos.
Os termos criatividade e inovação às vezes são usados indistintamente, mas na verdade são dois processos extremamente diferentes que requerem conjuntos de habilidades e ambientes diferentes para florescer. A criatividade é a capacidade de ver como algo é feito e buscar um método para fazer melhor ou mais agradável. Já a inovação constitui o processo de pegar essas ideais geradas e buscar maneiras de implementá-las de maneira que a performance do negócio cresça.
Ambos são necessários para gerar um desenvolvimento bem-sucedido. A criatividade não vem naturalmente para todos, no entanto, nessas condições recomendadas, você e sua equipe descobriram nova maneiras e estímulos para produzir mais ideias, perspectivas muito melhores e soluções mais interessantes para os problemas que afetam sua organização.
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